sábado, 25 de agosto de 2007

FOTOS QUE VIRARAM HISTÓRIA ...

Colaboração - Fabiana Lobo
Imagens que, praticamente, valem o status de marcas registradas de momentos históricos ou de ideologias. Fotos que, por si, contam a história contemporânea da humanidade.
A Imagem de Che
A famosa foto de Che Guevara, conhecida formalmente como "Guerrilheiro Heróico", onde aparece seu rosto com a boina negra olhando ao longe, foi tirada por Alberto Korda em cinco de março de 1960 quando Guevara tinha 31 anos num enterro de vítimas de uma explosão. Somente foi publicada sete anos depois. O Instituto de Arte de Maryland - EUA denominou-a "A mais famosa fotografia e maior ícone gráfico do mundo do século XX". É, sem sombra de dúvidas, a imagem mais reproduzida de toda a história expressa um símbolo universal de rebeldia, em todas suas interpretações, (segue sendo um ícone para a juventude não filiada às tendências políticas principais).
A Agonia de Omayra
Omayra Sanchez foi uma menina vítima do vulcão Nevado do Ruiz durante a erupção que arrasou o povoado de Armero, Colômbia em 1985. Omayra ficou três dias jogada sobre o lodo, água e restos de sua própria casa e presa aos corpos dos próprios pais. Quando os paramédicos de parcos recursos tentaram ajudá-la, comprovaram que era impossível, já que para tirá-la precisavam amputar-lhe as pernas, e a falta de um especialista para tal cirurgia resultaria na morte da menina. Omayra mostrou-se forte até o último momento de sua vida, segundo os paramédicos e jornalistas que a rodeavam. Durante os três dias, manteve-se pensando somente em voltar ao colégio e a seus exames e a convivência com seus amigos. O fotógrafo Frank Fournier, fez uma foto de Omayra que deu a volta ao mundo e originou uma controvérsia a respeito da indiferença do Governo Colombiano com respeito às vítimas de catástrofes. A fotografia foi publicada meses após o falecimento da garota. Muitos vêem nesta imagem de 1985 o começo do que hoje chamamos Globalização, pois sua agonia foi vivenciada em tempo real pelas câmaras de televisão de todo o mundo.

A Menina do Vietnã

Em oito de junho de 1972, um avião norte-americano bombardeou a população de Trang Bang com napalm. Ali se encontrava Kim Phuc e sua família. Com sua roupa em chamas, a menina de nove anos corria em meio ao povo desesperado e no momento, que suas roupas tinham sido consumidas, o fotógrafo Nic Ut registrou a famosa imagem. Depois, Nic levou-a para um hospital onde ela permaneceu por durante 14 meses sendo submetida a 17 operações de enxerto de pele. Qualquer um que vê essa fotografia, mesmo que menos sensível, poderá ver a profundidade do sofrimento, a desesperança, a dor humana na guerra, especialmente para as crianças. Hoje em dia Pham Thi Kim Phuc está casada, com dois filhos e reside no Canadá onde preside a "Fundação Kim Phuc", dedicada a ajudar as crianças vítimas da guerra e é embaixadora da UNESCO.

Execução em Saigon

"O coronel assassinou o preso; mas e eu... assassinei o coronel com minha câmara? - Palavras de Eddie Adams, fotógrafo de guerra, autor desta foto que mostra o assassinato, em um de fevereiro de 1968, por parte do chefe de polícia de Saigon, a sangue frio, de um guerrilheiro do Vietcong. Adams, correspondente em 13 guerras, obteve por esta fotografia um prêmio Pulitzer; mas ficou tão emocionalmente tocado com ela que se converteu em fotógrafo paisagístico.

A Menina Afegã


Sharbat Gula foi fotografada quando tinha 12 anos pelo fotógrafo Steve McCurry, em junho de 1984. Foi no acampamento de refugiados Nasir Bagh do Paquistão durante a guerra contra a invasão soviética. Sua foto foi publicada na capa da National Geographic em junho de 1985 e, devido a seu expressivo rosto de olhos verdes, a capa converteu-se numa das mais famosas da revista e do mundo. No entanto, naquele tempo ninguém sabia o nome da garota. O mesmo homem que a fotografou realizou uma busca à jovem que durou exatos 17 anos. Em janeiro de 2002, encontrou a menina, já uma mulher de 30 anos e pôde saber seu nome. Sharbat Gula vive numa aldeia remota do Afeganistão, é uma mulher tradicional pastún, casada e mãe de três filhos. Ela regressou ao Afeganistão em 1992.


O Beijo do Hotel de Ville

Esta bela foto, que data de 1950, é considerada como a mais vendida da história. Isto devido à intrigante história com a que foi descrita durante muitos anos: segundo contava-se, esta foto foi tirada fortuitamente por Robert Doisneau enquanto encontrava-se sentado tomando um café. O fotógrafo acionava regularmente sua câmara entre as pessoas que passavam e captou esta imagem de amantes beijando-se com paixão enquanto caminhavam no meio da multidão. Esta foi a história que se conheceu durante muitos anos até 1992, quando dois impostores se fizessem passar pelo casal protagonista desta foto. No entanto o Sr. Doisneau indignado pela falsa declaração, revelaria a história original declarando assim aquela lenda: a fotografia não tinha sido tirada a esmo, senão que se tratava de dois transeuntes que pediu que posassem para sua lente, lhes enviando uma cópia da foto como agradecimento. 55 anos depois Françoise Bornet (a mulher do beijo) reclamou os direitos de imagem das cópias desta foto e recebeu 200 mil dólares.


O Beijo da Time Square


O Beijo de despedida a Guerra foi feita por Victor Jorgensen na Times Square em 14 de Agosto de 1945, onde um soldado da marinha norte-americana beija apaixonadamente uma enfermeira. O que é fora do comum para aquela época é que os dois personagens não eram um casal, eram perfeitos estranhos que haviam acabado de encontrar-se. A fotografia, grande ícone, é considerada uma analogia da excitação e paixão que significa regressar a casa depois de passar uma longa temporada fora, como também a alegria experimentada ao término de uma guerra.


O Homem do Tanque de Tiananmen


Também conhecido como o "Rebelde Desconhecido", esta foi a alcunha que foi atribuído a um jovem anônimo que se tornou internacionalmente famoso ao ser gravado e fotografado em pé em frente a uma linha de vários tanques durante a revolta da Praça de Tiananmen de 1989 na República Popular Chinesa. A foto foi tirada por Jeff Widener, e na mesma noite foi capa de centenas de jornais, noticiários e revistas de todo mundo. O jovem estudante (certamente morto horas depois) interpôs-se a duas linhas de tanques que tentavam avançar. No ocidente as imagens do rebelde foram apresentadas como um símbolo do movimento democrático Chinês: um jovem arriscando a vida para opor-se a um esquadrão militar. Na China, a imagem foi usada pelo governo como símbolo do cuidado dos soldados do Exército Popular de Libertação para proteger o povo chinês: apesar das ordens de avançar, o condutor do tanque recusou fazê-lo se isso implicava causar algum dano a um cidadão.

Protesto Silencioso

Thich Quang Duc, nascido em 1897, foi um monge budista vietnamita que se sacrificou até a morte numa rua movimentada de Saigon em 11 de junho de 1963. Seu ato foi repetido por outros monges. Enquanto seu corpo ardia sob as chamas, o monge manteve-se completamente imóvel. Não gritou, nem sequer fez um pequeno ruído. Thich Quang Duc protestava contra a maneira que a sociedade oprimia a religião Budista em seu país. Após sua morte, seu corpo foi cremado conforme à tradição budista. Durante a cremação seu coração manteve-se intacto, pelo que foi considerado como quase santo e seu coração foi transladado aos cuidados do Banco de Reserva do Vietnã como relíquia.

Espreitando a Morte

Em 1994, o fotógrafo Sudanês Kevin Carter ganhou o prêmio Pulitzer de foto jornalis c om uma fotografia tomada na região de Ayod (uma pequena aldeia em Suam), que percorreu o mundo inteiro. A figura esquelética de uma pequena menina, totalmente desnutrida, recostando-se sobre a terra, esgotada pela fome, e a ponto de morrer, enquanto num segundo plano, a figura negra expectante de um abutre se encontra espreitando e esperando o momento preciso da morte da garota. Quatro meses depois, abrumado pela culpa e conduzido por uma forte dependência às drogas, Kevin Carter suicidou-se.

The Falling Man

The Falling Man é o título de uma fotografia tirada por Richard Drew durante os atentados do 11 de setembro de 2001 contra as torres gêmeas do WTC. Na imagem pode-se ver um homem atirando-se de uma das torres. A publicação do documento pouco depois dos atentados irritou a certos setores da opinião pública norte-americana. Ato seguido, a maioria dos meios de comunicação se auto-censurou, preferindo mostrar unicamente fotografias de atos de heroísmo e sacrifício. Ah sim... Mas eles passaram exaustivamente na TV a morte de Saddam...



Triunfo dos Aliados

Esta fotografia do triunfo dos aliados na segunda guerra, onde um soldado Russo agita a bandeira soviética no alto de um prédio, demorou a ser publicada, pois as autoridades Russas quiseram modificá-la. A bandeira era na verdade uma toalha de mesa vermelha e o soldado aparecia com dois relógios no pulso, possivelmente produto de saque. Sendo assim foi modificada para que não ficasse feio para os soviéticos.

Protegendo a Cria

Uma mãe cruza o rio com os filhos durante a guerra do Vietnã em 1965 fugindo da chuva de bombas americanas.

Necessidade

Soldados e aldeãos cavam sepulturas para as vítimas de um grande terremoto acontecido em 2002 no Irã enquanto um menino segura as calças do pai antes dele ser enterrado.


segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Apenas 2 virtudes!!!


Quando Deus fez o mundo, para que os homens prosperassem,
decidiu dar-lhes apenas duas virtudes. Assim:
- Aos Suíços, os fez organizados e respeitadores da lei.
- Aos Ingleses, corajosos e estudiosos.
- Aos Japoneses, trabalhadores e disciplinados.
- Aos Italianos, alegres e românticos.
- Aos Franceses, cultos e finos.
- Aos Brasileiros, inteligentes, honestos e petistas.

O anjo anotou, mas logo em seguida, cheio de humildade e de medo, indagou:

- Senhor, a todos os povos do mundo foram dadas duas virtudes, porém, aos
brasileiros foram dadas três! Isto não os fará soberbos em relação aos
outros povos da terra?

- Muito bem observado, bom anjo! - exclamou o Senhor. Isto é verdade! -
Façamos então uma correção! De agora em diante, os brasileiros, povo do meu
coração, manterão estas três virtudes, mas nenhum deles poderá utilizar mais
de duas simultaneamente, como os outros povos! Assim, o que for petista e
honesto, não pode ser
inteligente. O que for petista e inteligente, não pode ser honesto.
E o que for inteligente e honesto, não pode ser petista.

Palavra do Senhor...

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Pérolas de vestibulares!!!! (ou vestiburradas)!!!


Como prometi, um dos mais complexos e completos compêndios acadêmico sobre como escrever e expressar bobagens em provas de vestibular e concursos. Um trabalho completo que envolve aplicações, inclusive, em provas de 2º escalão. Divirta-se!!!



REDAÇÃO


Sobrevivência de um aborto vivo (título).
O Brasil é um país abastardo com um futuro promissório.
O maior matrimônio do país é a Educação.
Precisamos tirar as fendas dos olhos para enxergar com clareza o número de famigerados que almenta (sic).
Os analfabetos nunca tiveram chance de voltar à escola.
O bem star (sic) dos abtantes endependente (sic) de roça, religião, sexo e vegetarianos, está preocudan-do-nos.
É preciso melhorar as indiferenças sociais e promover o saneamento de muitas pessoas.
Também preoculpa (sic) o avanço regesssivo da violência.
Segundo Darcy Gonçalves (Darcy Ribeiro) e o juiz Nicolau de Melo Neto (Nicolau dos Santos Neto).
E o presidente onde está? Certamente em sua cadeira, fumando baseado e conversando com o presidente dos EUA.



HISTÓRIA


O hino nacional francês se chama La Mayonèse...
Tiradentes, depois de morto, foi decapitulado.
Resposta a uma pergunta: "Não cei".
Entres os índios de América, destacam-se os aztecas, os incas, os pirineus, etc.
A História se divide em 4: Antiga, Média, Moderna e Momentânea (esta, a dos nossos dias).
Em Esparta as crianças que nasciam mortas eram sacrificadas.
Resposta à pergunta: "Que entende por helenização?":
"Não entendo nada".
No começo os índios eram muito atrazados mas com o tempo foram se sifilizando.
Entre os povos orientais os casamentos eram feitos "no escuro" e os noivos só se conheciam na hora h.
Então o governo precisou contratar oficiais para fortalecer o exército da marinha.
Em homenagem a Gutenberg, fizeram na Alemanha uma estátua, tirando uma folha do prelo, com os dizeres: "e a luz foi iluminada".
No tempo colonial o Brasil só dependia do café e de outros produtos extremamente vegetarianos.


GEOGRAFIA


A capital de Portugal é Luiz Boa.
A Geografia Humana estuda o homem em que vivemos.
O Brasil é um país muito aguado pela chuva.
Na América do Norte tem mais de 100.000 Km de estradas de ferro cimentadas.
Oceano é onde nasce o Sol; onde ele nasce é o nascente e onde desce decente.
Na América Central há países como a República do Minicana.
A Terra é um dos planetas mais conhecidos no mundo.
As constelações servem para esclarecer a noite.
As principais cidades da América do Norte são Argentina e Estados Unidos.
Expansivas são as pessoas tangarelas.
O clima de São Paulo é assim: quando faz frio é inverno; quando faz calor é verão; quando tem flores é primavera; quando tem frutas é outono e quando chove é inundação.
(Essa vale prêmio:) Os plantetas são 9: Mercúrio, Venus, Terra, Marte. Os outros 5 eu sabia mas como esqueci agora e está na hora de entregar a prova, o sr. não vai esperar eu lembrar, vai? (e espero que não vai abaixar a nota por causa disso).

E AINDA MAIS PÉROLAS...


Algumas pérolas dos alunos de Comunicação da UGF
"(...) quanto à opinião pública, podemos dizer que ela é mutável. Por exemplo: na hora do parto, a mulher pode optar pelo aborto."
"A comunicação é importante porque comunica algo entre duas ou mais pessoas que querem se comunicar".
"O Press release tem esse nome porque realiza as coisas com pressa".
"O endomarketing é como se fosse o marketing endovenoso."
"Eu acho que a resposta é não. Como o professor deve ter pensado numa armadilha, respondo que é sim."
"O público mixto é composto por aquelas pessoas que entram e saem da empresa. Ou seja nunca estão totalmente dentro, nem totalmente fora."
(a questão dizia que a afirmativa era CORRETA, pedia a justificativa somente).
"Disconcordo com a questão. Ela não pode ser positiva. Nunca fiz prova que o professor dissesse que era afirmativa uma questão. Deve ser uma pegadinha, tipo do Faustão."
"A comunicassão social e feita de mim para voçês".
"A televisão é influenciativa em nossas vidas. Quantas vezes não compramos um tênis porque vemos na TV? A programação deveria ser mais educante(...)".
"A empresa e o público ixterno caminhão juntos, incluindo aí a emprensa."
"O proficional de comunicação tem um mercado bundante a sua disposição, afinal, todos se comunicam na terra(...)".
"O ruído realmente atrapalha muito a comunicação. Aqui na universidade fico atordoado quando passa o trem, quase não ouço o professor. As salas deveriam ser à prova de som".
"O fidibeque é a mesma coisa que a retroinformação, ou seja a informação que vem por trás."
"A comunicação é uma junção da verdade com a falsidade, afinal fofoca é uma coisa feia e é comunicação".
"Faço comunicação porque acho importante ser comunicadora, mas não acho importante ler jornal (suja a mão), nem ficar em casa vendo TV. Acho melhor me comunicar entre si."
"A comunicação é moderna porque usa modernidades da atualidade."
"Os principais meios utilizados pelas comunicação são: meios orais (que são falados), meios auditivos (que são ouvidos) e mais tácteis (que são sentidos)."
"A comunicação é de massa porque precisamos utilizar a massa cinzenta para compreendê-la".
"Marketing em português é mercado, marketing pessoal, portanto é o mercado que freqüentamos."
"Ao utilizarmos a comunicação nos comunicamos."
"Se a comunicação é pessoal, envolvendo o emissor e o receptor, como podemos pensar em comunicação empresarial? A empresa se expressa por si só?"

OUTRAS PERÓLAS


- Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigênio.
- O nervo ótico transmite idéias luminosas ao cérebro.
- O vento é uma imensa quantidade de ar.
- O terremoto é um pequeno movimento de terras não cultivadas.
- Os egípcios antigos desenvolveram a arte funerária para que os mortos pudessem viver melhor.
- Pericles foi o principal ditador da democracia grega.
- O problema fundamental do terceiro mundo é a superabundância de necessidades.
- O petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes se afogavam dentro d'água.
- A principal função da raiz é se enterrar.
- A igreja ultimamente vem perdendo muita clientela.
- O sol nos dá luz, calor e turistas.
- As aves têm na boca um dente chamado bico.
- A unidade de força é o Newton, que significa a força que se tem que realizar em um metro da unidade de tempo, no sentido contrário.
- Lenda é toda narração em prosa de um tema confuso.
- A harpa é uma asa que toca.
- A febre amarela foi trazida da China por Marco Polo.
- Os ruminantes se distinguem dos outros animais porque o que comem, comem por duas vezes.
- O coração é o único órgão que não deixa de funcionar 24 horas por dia.
- Quando um animal irracional não tem água para beber, só sobrevive se for empalhado.
- A insônia consiste em dormir ao contrário.
- A arquitetura gótica se notabilizou por fazer edifícios verticais.
- A diferença entre o Romantismo e o Realismo é que os românticos escrevem romances e os realistas nos mostram como está a situação do país.
- O Chile é um país muito alto e magro.
- As múmias tinham um profundo conhecimento de anatomia.
- O batismo é uma espécie de detergente do pecado original.
- Na Grécia a democracia funcionava muito bem porque os que não estavam de acordo se envenenavam.
- A prosopopéia é o começo de uma epopéia.
- Os crustáceos fora d'água respiram como podem.
- As plantas se distinguem dos animais por só respirarem a noite.
- Os hermafroditas humanos nascem unidos pelo corpo.
- As glândulas salivares só trabalham quando a gente tem vontade de cuspir.
- A fé é uma graça através da qual podemos ver o que não vemos.
- Os estuários e os deltas foram os primitivos habitantes da Mesopotamia.
- O objetivo da Sociedade Anônima é ter muitas fábricas desconhecidas.
- A Previdência Social assegura o direito à enfermidade coletiva.
- O Ateísmo é uma religião anônima.
- A respiração anaeróbia é a respiração sem ar que não deve passar de três minutos.
- O calor é a quantidade de calorias armazenadas numa unidade de tempo.
- Antes de ser criada a Justiça, todo mundo era injusto.
- Caracter sexual secundário são as modificações morfológicas sofridas por um indivíduo após manter relações sexuais
Ciências, Fisica, Química e Biologia
- Biologia é o estudo da saúde. E para beneficiar a saúde é que o Dr. Fontoura inventou o biotônico.
- Ecologia é o estudo dos ecos, isto é, da ida e vinda dos sons.
- Solo é quando numa orquestra um dos músicos "capricha" sozinho e os outros ficam na escuta.
- Parasitismo é o fato de um não trabalhar e vivendo a dar "mordidas" nos outros, de dinheiro, cigarros e outros bens materiais.
- Antibióticos são esses remédios que os médicos receitam para liquidar com a febre dos doentes, mas muitas vezes liquidam é com o doente.
- Assexuada é a pessoa que não está nem do lado de cá nem do lado de lá.
- Trompa de Eustáquio é o instrumento musical de sopro, inventado pelo grande músico belga Eustáquio, de Bruxelas.
- Resposta à questão: "Enuncie a lei de Boyle": "Eu sabia, mas o que meu lápis escreveu, minha borracha apagou".
- Newton foi um grande ginecologista e obstetra europeu que regulamentou a lei da gravidez e estudou os ciclos de Ogino-Knaus.
- Evaporação é quando a água que colocamos num copo aplica o verbo reflexivo "se mandar".
- Princípio de Arquimedes: todo corpo mergulhado na água, sai completamente molhado.
Música
- Carlos Gomes foi um dos maiores operários do Brasil. Ele escreveu aquela famosa ópera Ponte Preta (ele era de Campinas - por isso é que fizeram aquele time de futebol).
- Ritmo é a parte da Música q serve para batucar.
- Sinfonía é a parte da orquestra em que os músicos só tocam sanfona.
- Batuta é aquela varinha que os maestros usam para ameaçar os músicos, caso estes toquem errado.

Inglês

Traduza as frases abaixo;


- There are some tickets on the shelf: "Há alguns talões lá na Shell".
- Shut the door, please: "Chute a dor, por favor".
- I am sorry: Eu estou sorrindo.
- Are you hungry?: Você é húngaro?

JORNAL SÃO JUDAS - especial - VESTIBURRADAS



Falar sobre a juventude foi a proposta do Vestibular 1996 da Universidade São Judas Tadeu. Mais um vez a banca de Redação reuniu-se. Estiveram atentos para registrar as opiniões de todos os vestibulandos.



"O comportamento dos jovens no mundo atual" foi o desafiador tema proposto. Percebeu-se que todos desejam levar a vida "Acério", sem "preconceituosidade" ou "pleconseitos", sem "vantalismos": não querem ser "pirosos", mas apresentar "reflecções passíficas" que representam essa "fachetária". Ficou registrado um "amadoresimento precose" dessa geração que
apresenta uma certa "rebeudia" e é um pouco "irespolsável". "Díguino" leitor, este não é um jornal sem revisão; essas palavras foram escritas assim mesmo, com todas as letras... Os textos registraram "broblemas" (ou "probremas") de uma juventude que não acredita em "falças promeças".
É fascinante perceber que os jovens têm opiniões coerentes:
Não há, nesta sociedade, jovens totalmente jovens.
Os jovens estão poluídos como o Rio Tietê
Os jovens são tão atuantes e ociosos por um futuro melhor e estão aprisionados na sua liberdade de expressão, como o próprio sistema.
Os jovens estão perdidos em uma redoma aberta.
Os jovens adoram só pensar em comer todas as mulheres.
Existem jovens de todas as cores.
Existem hoje 3 tipos de jovens : o PAN (prático), o CD (competente) e o SS (sossegado).
A juventude é o período que acontece depois da infância e antes da velhice...
A juventude é uma fase da idade onde a criança não é mais criança..
Algumas juventudes que não tem padrão de vida sobrenatural se portam de condições que às vezes a gente não sabe se é gente ou se é alguém de outro mundo...
Todo jovem tem que ter cabeça...
Ninguém mais quer se ultrapassado "pra traz"...
Os jovens se preocupam com o cotidiano do dia-a-dia..
Muitos devem escolher entre a escola e o trabalho para comer... (Qual será o gosto?)
O posicionamento da maneira do jovem no mundo, esteve e sempre estará ligado ao trinômio: passado, presente, futuro...
Desde o nascimento, os jovens já nascem mais espertos...
A esperteza juvenil é algo fascinante...
Estamos vivendo hoje em um mundo atual...
Estamos indo de encontro ao séc. XX...
Estamos no final do séc XX, quase no séc.XXI e os nossos jovens fisicamente são os mesmos: continuam nascendo, crescendo e morrendo...
Este tempo (há 25 anos) ficou para trás, porque a puberdade de hoje só quer saber de gírias, rock...
Com esses comportamentos estão dando um passo muito grande para a melhoria de um mundo melhor...
Os jovens de hoje, estão muito modernos desde seu nascimento até sua juventude pois ocorre uma modernização geral tanto a nível cultural quanto a nível industrial.
Das muitas maneiras de comportamento, os que mais chama a atenção são aqueles que os jovens se vestem com roupas iguais e "cortão" ou "pintão" os cabelos...
Os jovens estremecem o quarteirão com aquelas músicas que ninguém consegue entender "patafinas"...
Havia tempo em que os jovens não tinham voz... (Será que eram todos mudos?)
E um comportamento totalmente estranho, cabelos pintados das cores mais chamativas, cabelos carecas e compridos...
Jovens - cabeludos com brincos em lugares exóticos e muita "rebeudia"...
Ele se apoia na rodinha e nunca aprende a andar sem ela... (Será que todos gostam de patins?)
O próprio "xexo" tem perigo mortal...
Em relação as doenças "transmitiveis" não estão preocupados com os métodos anticoncepcionais.
A única coisa que lhes interessa é o sexo, meia dúzia de palavras que falam, dez são em sexo...
Muitas moças grávidas que, às vezes não tem o corpo desenvolvido, estão grávidas.
Hoje em dia ate as crianças já possuem filhos como podemos comprovar com a Ovelha Dolly...
A AIDS esta solta "porai"...


MAIS VESTIBURRADAS



-Os elefantes têm um rabo a mais que os outros animais chamado tromba
-Os cachorros de quatros patas são quadrúpedes, as galinhas de duas são bípedes, e os sacis?
-Os peixes não costumam usar suas pálpebras.
-Tundra é um tipo de peixe em extinção.
-A Amazônia é o nariz do mundo.
-Se Goiás é o coração do Brasil, Brasília é o colesterol.
-Onde fica Taiwan? Na parte de trás do relógio, logo após “made in”
-Podemos citar como tigres asiáticos: uma das coréias, Taiwan, “pingapura” e a França(?).
-Onde podemos encontrar neve? No pólo norte, pólo sul, no freezer, ...
-A lua só funciona à noite.
-Bebidas alcoólicas fazem mal para a saúde, sucos fazem bem, como suco de laranja, suco de acerola, suco de cevada...
-As impressoras a laser foram criadas pelos extraterrestres.
-The book izon the table.
-A águas do oceano pacífico costumam ser mais molhadas que a do atlântico.
-O racionamento de energia no Brasil serve para os políticos fazerem suas corrupções e não serem vistos.
-Foi o Machado de Assis quem Castrô Alves.
-Machado de Assis foi um grande lenhador.
-Dom Casburro foi um livro escrito por Machado de Assis, no qual Pablo Escobar era um vilão.
-A África é um grande país pobre.
-O Brasil fez 500 anos de invasão portuguesa, que trouxe em suas malas muita tecnologia e piadas.
-As chuvas fortes caem do céu, as fracas das nuvens por causa da altitude.
-Cata-ventos são ventiladores manuais
-Sinuca é um grande músico brasileiro
-A tosse é provocada pela desconfiança. Se duvidamos de alguém normalmente tossimos
-As tomadas são grandes fontes de choque
-Os escravos vieram da África através das pontes de safena
-A física é uma matéria que nos ensina a suar, como eu estou suando nessa prova.
-Em tudo há química, principalmente nos produtos químicos

MAIS VESTIBURRADAS 2



Outras pérolas, extraídas de vestibulares da UFRJ, PUC-RJ e Unicamp:
-E por enquanto a decisão está indecisa.
-Hitler, apesar de tudo, era um grande extrativista.
-É preciso deter o avanço bélico e fronteiriço dos EUA.
-Todos os seres humanos (menos algumas exceções) habitam esse pequeno e frágil globo chamado planeta terra.
-Ao longo dos tempos, como todos esperávamos, a história mundial vem se modificando.
-As pessoas morrem agonizadamente.
-Milhares de pessoas pegaram epidemia de cólera.
-Tecnologia sigifica dinheiro, e como só um terço do mundo possui esse recurso...
-No passado, não existia absolutamente nada para se comunicar, se informar e com o passar do tempo as coisas foram mudando radicalmente.
-Quem sabe se na pré-história os indivíduos pretencentes à raça humana já tinham idéia de se comunicar com os outros mesmo a longas distâncias? Ou quem sabe se eles eram até mais evoluídos do que nós? -Uma coisa é certa: eles existiram.
VESTIBURRADAS EM PORTUGAL
-Ditongo é a repetição da música típica mais popular da Argentina.
-Parêntesis é o gráu da família que existe entre os pais e filhos, tios e sobrinhos, avós e netos, primos e primas, etc.
-Abreviação é quando o aluno está com preguiça de escrever a palavra toda, então só escreve uma parte dela.
-Preposição, conforme diz a palavra pela sua própria entomologia, é aquela que é colocada antes da outra que é mais importante.
-Conjunção é a grafia que se usa quando se quer conjugar um verbo.
-Sujeito é a pessoa com quem a gente está falando.
-Concordância é quando nós estamos de acordo com o que o outro falou.
-O cuco não bota seus próprios ovos.
-Duas linhas paralelas não se encontram nunca, salvo quando se dobra uma delas.
-Um círculo é uma linha que encontra constantemente sua extremidade.
-A lua é um planeta similar à Terra, só que mais morto.
-Diz-se que é inseminação artificial quando é o fazendeiro que fecunda a vaca e não o touro.
-O sereno aparece nas folhas quando o sol as faz transpirar.
-Em caso de síncope: fricionar o peito da vítima. Se fôr uma mulher, fricionar o ante-braço.
-Em caso de fratura: para ter certeza de que um osso está fraturado, convém deslocá-lo para a direita e a esquerda. Em caso de sangramento do nariz, coloque o nariz sob o corpo.


VESTIBURRADAS NO VESTIBULAR 2001



A criatividade rolou solta e olha o que andaram escrevendo numa prova de redação do vestibular 2001.
"O verdadeiro sentido de nossas vidas se encontram no sofrimento de outras pessoas." (Enfermagem)
"Deve ser muito bom trabalhar com sangue, doenças. (Enfermagem)
"A palavra farmácia já é um nome atraente."
"Todo farmacêutico é um médico fracassado."
"São muitas dúvidas, é um tempo de ansiar, é como o casamento. Às vezes se pensa que é ótimo, mas nem sempre é tão bom assim e, provavelmente durará a vida inteira." (Sobre a escolha do curso.)
"Já dissera Carlos Drummond de Andrade: 'No meio do caminho tinha uma pedra' e para muitos estudantes o começo da pedraria, a mais difícil até então, é o vestibular."
"Desse modo, diversos estudantes almejam o curso pretendido devido a vários fatores analisados no interior do seu âmago."
"O curso de farmácia vai além das limitações coexistentes entre as flechas da reversibilidade em uma reação reversiva."(?!)
"O curso de farmácia é choro dos que choram e o riso dos que riem."
"... e com mais expectativa para o melhoramento de um efêmero." (?!)
"Atualmente as pessoas são obrigadas a opinar por uma profissão quando ainda são muito jovens." (opinar por optar)
"Nas beiradas do século XXI..."
"... propagandas televisíveis..."
"... a auto-análise de si mesmo..."
"Na corrida contra o tempo o vestibulando se distorce de tanto estudar."
"O gosto por estudos, pesquisas e combinações entre reagentes vem* resume este profissional que em outros tempos já foi chamado de curandeiro e até de bruxo. Errata: * Onde lê-se "vem", não lê-se nada." (A errata é de autoria do vestibulando)
"O homem também é comestível."
"... produtos latécticos..."
"... lhe dar com o público..." (lhe dar por lidar)
"... aspectos atraidores..."
"... cursos futurísticos..."
"...vagas vazias..."
"...globalização global..."
"...conserteza..."
"...tauvês..."


CANDIDATOS A UM ESTÁGIO EM "O GLOBO"
Seria cômico se não fosse trágico...
Estas respostas foram colhidas nas provas dos candidatos a estágio em O Globo.


A prova para candidatos a um estágio no Globo começava com quatro perguntas eliminatórias:
Quem foi Charles de Gaulle? Quem foi Winston Churchill? Quem foi Gandhi?
Quem foi Martin Luther King?

Veja, abaixo, uma seleção das respostas. Respostas desse tipo apareceram em 280 das 400 provas corrigidas - o que significa uma incidência de 70%.


CHARLES DE GAULLE

- Principal herdeiro do trono inglês, que obteve grande popularidade após se casar com Diana, moça que conheceu durante um desfile real. Sua vida obteve um toque mais popular, ou seja, ele se tornou mais social ao lado da mulher, que era muito reconhecida por frequentar instituições de caridade.
- Um grande pintor francês, que inovou sua arte através de uma técnica bastante primária, isto é, não se dedicava com traçados fortes e sim com um traço peculiar, uma "coisa" única.
- Foi o francês idealizador da Torre Eiffel em Paris, um dos pontos turísticos mais conhecidos em todo o mundo.
- Foi um corredor da Fórmula 1 da França que hoje dá nome ao autódromo onde se realiza uma das provas do Grande Prêmio.
- Líder francês que lutou na Revolução Francesa.
- Charles de Gaulle que nasceu na França no século XIX, trouxe o futebol para o Brasil. Quando morava na França, costumava ver um grupo de meninos que se divertiam chutando uma espécie de meia. Achava aquilo tão interessante que, quando se mudou para o Brasil, resolveu trazer esta brincadeira, que acabou se transformando em paixão nacional. O futebol brasileiro tão conhecido internacionalmente foi trazido na verdade por um francês.
- Arquiteto que projetou a Torre de Pisa.
- Charles de Gaulle surgiu no cenário histórico durante a Segunda Guerra Mundial, comandando tropas de Hitler (2 vezes).
- Foi o rei da Inglaterra.
- Foi um matemático, gênio da aritmética, criador do Teorema de Gaulle.
- Foi o fundador da rádio e da TV Tupi. Teve grande importância para o desenvolvimento da comunicação de massas no país. Sua emissora de TV era a maior do Brasil, antes da TV Globo atingir a supremacia.

MAHATMA GANDHI

- Gandhi é considerado como a 14a reencarnação do Buda, e foi expulso do Tibet depois que a India ocupou este país.
- Foi pintor renascentista, cujas obras são famosas mundialmente e que hoje em dia suas telas são valiosas. Ele ganhou o reconhecimento de vários artistas que apreciam suas obras e foram influenciados por ele décadas depois.
- Gandhi foi um bárbaro que massacrava pessoas na época em que Roma tinha dominado toda a Gália, na Idade Média.
- Grande pintor espanhol do século XVII. Recentemente, suas obras ficaram expostas no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, atraindo centenas de visitantes.
- Foi um guerrilheiro que morreu na época da ditadura.
- Gandhi foi um líder da seita africana, que tinha como filosofia o candomblé. Muito respeitado em sua nação, Gandhi chegou ao Brasil pela Bahia, onde conquistou adeptos religiosos, atualmente conhecidos como Filhos de Gandhi.
- Foi um grande assaltante nos Estados Unidos, fugindo para o Brasil.
- Filósofo alemão reconhecido mundialmente pelo seu valor cultural e suas expressões são respeitadas e adotadas como um todo, acervo de um conteúdo antropológico e sociológico.
- Pensamentos que revelam e determinam a história de uma sociedade e os critérios de sobrevivência.
- Inventor do telefone.

WINSTON CHURCHILL

- Em 136 provas, aparece como tendo sido presidente dos Estados Unidos.
- Presidente da Alemanha (2 vezes)
- Um grande nome da revolução russa e um dos seus principais articuladores dos movimentos bolcheviques acontecidos naquela época.
- Primeiro-ministro da ex-URSS. Sua posição foi importante no processo de abertura política da região.
- Foi um astronauta.
- Foi um físico norte-americano, descobridor do elemento fundamental da bomba atômica.
- Presidente dos Estados Unidos, viu-se envolvido no escândalo que abalou as estruturas de seu governo, que foi o caso Watergate.
- Homem da Casa Branca. Senador americano que foi envolvido num escândalo homossexual.
- Foi o líder de um grupo que lutou pela independência da India.
- Presidente dos Estados Unidos. O destaque do seu governo foi a adoção da política do Big Stick para a América Latina.
- Ex-presidente americano, ordenou a explosão da bomba atômica que arrasou a cidade de Hiroshima


MARTIN LUTHER KING
- Foi um dos primeiros baixistas, pode-se dizer que ele introduziu um instrumento, o jazz. E com suas músicas, a maneira de tocar o instrumento deu origem ao ritmo pop, o qual foi criado décadas depois devido à influência de Martin.
- Foi presidente dos EUA, e por ser negro, representou um símbolo na luta contra o racismo e pelo fim da escravidão, na época colonial americana, frente à Inglaterra. Morreu assassinado.
- Filósofo do século XVIII, no Iluminismo (3 vezes)
- Grande nome da Antiguidade.
- Martin Luther King travou lutas difícieis (sic) em busca de sua primacia absoluta pelo poder. Ganhou grande parte dessas lutas, conseguindo assim o trono europeu.
- Foi um líder revolucionário que comandava um grupo chamado Ku Klux Klan.
- Pregava, assim como os preceitos nazistas, a preponderância da raça branca.
- Assassinou milhares de negros.
- Alterofilista recordista mundial (posteriormente seu recorde foi superado).
- Líder da revolução literária.
- Jornalista inglês.
- Filósofo inglês.
- Era líder de uma seita na China.
- Foi o idealizador do Protestantismo.
-Ditador que politizava toda a estrutura de um país, e a sua forma se deve, principalmente, aos métodos e aquisições lançados por ele no decorrer de seu "mandato."


MAIS VESTIBURRADAS 3



Fale o que você sabe sobre Napoleão Bonaparte e D. Pedro II.
- Napoleão Bonaparte foi o Visconde de Barbacena e D. Pedro II foi quem anexou o citoplasma ao Brasil.
Escreva as primeiras estrofes do Hino Nacional.
- Ouviro do Ipiranga magé esprácido de um povo heróico dobrado retumbante.
Qual o feminino de Deus?
- Nossa Senhora Aparecida.
Dê o nome de cinco tribos indígenas do Brasil.
- Pagé, Tupã, feiticeiro, curandeiro e benzedor.
O que é um barômetro?
- É um aparelho que serve para medir a prisão de ventre.
Como estava constituída a sociedade egípcia?
- Estava dividida em geografia, indústria, aritmética, cronologia e arquitetura científica.
O que eram as Olimpíadas?
- Era uma festa de jogo de futebol em homenagem ao faraó.
Escreva o que sabe sobre José Bonifácio.
- José Bonifácio foi quem falou para D.Pedro fazer aquilo isso, por isso foi chamado de Marte da Independência.
O que são retas paralelas?
- Retas paralelas têm quatro lados tortos.
Qual é a velocidade da luz?
- É de 90 graus.
Como se chama a vacina contra a picada da cobra?
- Vacina anti-cóbrica.
Dê o nome de duas eras geológicas.
- Ginecológica e organográfica.
Quando e por quem foi proclamada a Independência do Brasil?
- Foi em 1779, na cidade de Filadélfia e por Antônio Carlos.
Que título Simón Bolivar recebeu?
- Título de eleitor.



MAIS VESTIBURRADAS 4



HISTÓRIA:



"A finalidade das Cruzadas era passear pelo deserto em busca de aventuras."
"Anchieta ficou como refém entre os índios, lá ele escreveu o poema à Virgem Maria e fez o rascunho na praia."
"Os engenhos brasileiros eram chamados de senhor de engenho."
"Luís Alves de Lima e Silva pela sua bravura recebeu o nobre título de 'Caxias'.""
"Na história do descobrimento do Brasil, o acaso é um ponto convertido."
"O Brasil, se pensarmos e olharmos bem, não foi descoberto por acaso."
"Por causa do ouro em Minas Gerais, Filipe dos Santos foi preso e esquartejado por dois cavalos."
"Com o descobrimento da bússola, os marinheiros puderam se afundar no mar."
"Depois que Gutemberg inventou a imprensa, isso revoltou o mundo."
"Antigamente, antes da invenção da imprensa, a leitura era sacrilégio dos ricos."
"A luta de classes entre os romanos foi a maior luta de todos os tempos."
"Araribóia, depois da expulsão dos franceses, por causa de sua coragem, ganhou como prêmio umas seis marias perto do Rio de Janeiro."
"Os índios brasileiros tinham medo dos animais domésticos; eles só gostavam de animais ferozes."



GEOGRAFIA:



"As raças têm muita diferença entre si: assim, uns têm nariz chato, outros igual de papagaio, outros rebitados, etc."
"A escala serve para saber quanto que um mapa é menor que ele mesmo."
"Latitude de um lugar é quando a gente pega uma barca e chega no mesmo lugar."
"Horizonte é onde que parece que é o fim do mundo."
"O horizonte é até aonde a nossa vista alcança e conforme a gente vai andando ele também vai."
"As constelações servem para esclarecer a noite."
"O tamanho da terra e do sol é como um grão de areia e uma sala de aula."
"O Brasil é um dos países mais intensos do mundo."
"A alimentação é o meio de digerirmos o corpo."
"Influência do meio sobre o homem: exemplo - o fato de uma pessoa estar rindo e a colega não sabendo porque a outra ri, poem-se a rir também, é a influência."
"Princípio de Arquimedes: todo corpo mergulhado na água, sai completamente molhado."

MATEMÁTICA:


"Ângulo é duas linhas que vão indo e se encontram."
"Triângulo são os filhos trigêmeos do ângulo."
"Circunferência é uma roda chata. Para a sua fabricação usamos o compasso."
"Tangente é quando a bola passa raspando no jogo de futebol. Ela também tem o nome de trave."
"Conjunto vazio é aquele em que os músicos não sabem nada de música e tocam 'na orelhada'."
"Um paralelepípedo é um animal cujos dois pés para paralelos."
"Um número concreto é um número que vemos a olho nú."


PORTUGUÊS:


"Objeto direto é quando a gente ganha um presente diretamente da pessoa que dá; e indireto, a pessoa não pode entregar e manda outro dar."
"Vogal é a letra que sai do pulmão até a boca."
"Sujeito é a pessoa com quem estamos falando."
"Preposição é quando uma pessoa coloca um objeto antes de a gente mandar."
"Abreviação é quando o aluno está com preguiça de escrever a palavra toda, então só escreve uma parte dela."
"Artigo é qualquer tipo de mercadoria. Assim, quando vamos a uma loja e o balconista quer vender mesmo, ele diz assim: 'Este artigo é o melhor da praça"

_____________________________________________________________________________________
Em época de vestibular - esse crime a que somos submetidos - o mundo pode ser separado basicamente em duas categorias: os que passaram no vestibular e os que vão ser esfolados pelos pais.
Se você faz parte do segundo grupo, não se desespere, fuja de casa que é bem mais seguro.
Pais costumam ser pouco compreensivos com filhos que não passaram no vestibular e você pode sofrer várias retaliações, por isso é preciso ter sempre uma boa desculpa pra justificar o seu fracasso e evitar umas boas porradas.


Desculpa nº 1



O TRAUMATIZADO
Mãe, eu não passei porque não conseguia estudar com você e o papai brigando o tempo todo.
Essa desculpa é muito boa e como vai fazer a sua mãe se sentir culpada até pela extinção das borboletas do Afeganistão, talvez você continue com todos os dentes na boca. Entretanto, evite usá-la se já fazem 15 anos que seu pai foi embora.


Desculpa nº 2



A CONSPIRAÇÃO INTERGALÁTICA
Pô pai, eu não passei porque fui sequestrado por um disco voador e, pra ninguém perceber, um clone fez as provas no meu lugar.
Essa tem funcionado com alguns pais, os pais lunáticos. Mas não tente usá-la duas vezes seguidas, você pode acabar realmente enxergando estrelas e a sua mesada pode ir pro espaço...


Desculpa nº 3


O ESOTÉRICO
Pô, paizão, deve ter havido algum engano na correção das provas. Você viu que toda tarde eu e meus amigos estudávamos pra caramba.
Vai funcionar, nem se preocupe. Seu pai acredita em tudo mesmo. Acreditou até quando você disse que aquela fumaça que saia do seu quarto era incenso pra ajudar a clarear as idéias da moçada. Quem fuma é você, mas seu velho é que é tonto.


Desculpa nº 4


UM ESPÍRITO BAIXOU EM MIM
Vocês viram o quanto eu estudei, mas na hora da prova eu comecei a ouvir uma voz e não lembro o que aconteceu depois disso.
Tomara que eles nem desconfiem que a voz que você ouvia era a do seu amigo que tava te passando as respostas por um rádio-transmissor até a polícia encontrar ele...


Desculpa nº 5
DENTADURA ASSASSINA -


Mãe, eu não passei porque o vovô me obrigava a jogar futebol de botão com ele toda tarde, bem quando eu queria estudar. Eu tentei resistir, mas ele ameaçou me bater com a dentadura.
Essa é ótima, aliás é perfeita, você tem uma desculpa e seu vô é que vai ser espancado no seu lugar.
Bom, se nada disso funcionar, você diz que viu a Michelle e que esqueceu completamente de todo o resto do mundo, esqueceu o que você tinha estudado, esqueceu o que você sabia, o que você não sabia, o que você tava fazendo, aliás você esqueceu até do seu nome. E vestibular, afinal, é o que, hein? Marca de cerveja?
Todo mundo vai te entender.